Para iniciar essa jornada empreendedora é necessário compreender que certas fases devem ser enfrentadas que em geral vão envolver pessoas, dinheiro, novas tecnologias e conhecimento
*Por Eduardo Freitas
O início de todo grande sonho começa com o pontapé inicial num projeto/negócio que, muitas vezes, ficou engavetado por anos, pois trazer à realidade uma ideia é um grande desafio. O melhor caminho a ser trilhado nessa jornada envolve ter inicialmente uma ideia na cabeça e um plano de negócios detalhado na mão (ou em um arquivo editável no smartphone).
Para iniciar essa jornada empreendedora é necessário compreender que certas fases devem ser enfrentadas que em geral vão envolver pessoas, dinheiro, novas tecnologias e conhecimento; para diferenciar um sonho passível de ser realizado de uma ilusão que alimentamos, o melhor é um olhar mais atento com foco em tornar esse sonho em uma ideia viável, verificar seu custo versus benefício e a relevância que a mesma terá para a satisfação dos clientes (ao mesmo tempo que gera retorno financeiro ao empreendedor).
O cliente sempre tem razão, a existência do negócio depende de o mesmo consumir os produtos e serviços oferecidos, logo, oferecer produtos e serviços de qualidade e que agregam valor ao cliente são estratégias válidas e o lucro é consequência nesse relacionamento.
E como o empreendedor pode enfrentar o caminho das pedras e atingir seu propósito? Através do CHA!
Quando pensamos em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que geram Competências, notamos uma ordem lógica nessa metodologia que pode ser seguida e repetida quantas vezes for necessária à medida que um novo negócio ou empreendimento surge e se desenvolve; mas isso envolve dedicação e disciplina da parte do empresário.
O empreendedor é aquela pessoa que desbrava novas terras, novos mercados, novos nichos carentes de suas soluções. Seu perfil é muito parecido com o da jornada do herói e seu desafio, pois no final o mesmo terá mudado os outros e a si mesmo. Para que o mesmo aumente suas chances de sucesso nessa empreitada é necessário conhecer. Conhecer o quê? Todos os detalhes do mercado escolhido e de como atendê-lo. Uma pesquisa sobre o produto/serviço que vai ser ofertado ao público é necessária; o entendimento do público que vai atender – seus anseios; é importante compreender se o tamanho do mercado justifica o investimento e o tempo do empreendedor, ou seja, há uma lacuna no mercado, mas há um mercado efetivamente que justifique explorar a lacuna? E a qualidade e perfil de fornecedores e concorrentes e as características da equipe, dos sócios e parceiros que potencializem as estratégias de marketing e comerciais? Essa é a lição de casa que o empreendedor deve fazer!
Logo, esse primeiro passo de quem sonha tirar um projeto do papel é SABER!